Aguarde, carregando...

Santa Rita do Tocantins é a sexta cidade do Estado com melhor índice de gestão fiscal

Dia 30/10/2021

Conforme dados do Índice de Gestão Fiscal (IFGF) da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Santa Rita do Tocantins está na sexta colocação, no ranking dos municípios do Estado, com melhor índice de gestão fiscal referente ao ano de 2020.

Santa Rita ficou atrás, respectivamente, de Pedro Afonso, Alvorada, Araguaína, Figueirópolis e Gurupi. O estudo leva em consideração a capacidade do município financiar a estrutura administrativa, o grau de rigidez do orçamento relacionado ao funcionalismo, o cumprimento das obrigações financeiras e a capacidade de gerar bem-estar e competitividade.

Segundo a prefeita Neila Moraes, o equilíbrio das contas públicas foi crucial para que o município ficasse entre as melhores colocações dos 139 municípios do Tocantins. “Temos focado em uma gestão limpa e trabalhado na boa administração dos recursos da prefeitura de forma que atenda às necessidades dos cidadãos e que garanta um ótimo ambiente de negócios e investimentos”, destaca a gestora.

O índice é construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas prefeituras e consolida informações contábeis, financeiras e estatísticas fiscais oriundas de um universo de compreende 5.568 municípios, 26 estados o Distrito Federal e a União tendo, como principal fonte de dados, o Siconfi.